PROGRAMAS

Marcos Mendonça
Presidente da TV Cultura de 2004 a 2007 | 2013 a 2019.
A televisão, que vivia com poucas horas de produção própria (3 horas por dia e basicamente o jornalismo), reprisando velhos programas/documentários, via sua audiência se reduzir drasticamente. Após conseguir equilibrar a situação financeira, Marcos Mendonça promoveu a compra de câmeras, microfones e outros equipamentos, partindo para a retomada da produção.
Literatura, música, arte, documentários, música clássica, dança, jornalismo, variedades: de apenas 3 horas passou-se para 15 horas de produção diária. Além disso, foram realizados acordos e parcerias internacionais que permitiram colocar no ar desenhos, séries e documentários dos mais premiados mundialmente. A BBC passou a ser parceira da TV Cultura.
Todos os velhos programas foram repaginados: novos cenários, novas vinhetas. Praticamente toda a programação existente foi reformulada. Uma nova grade foi criada, com muita produção própria, que constitui milhares de horas/ano de programas, séries, desenhos e filmes exibidos nas TV’s Cultura e Rá Tim Bum e exportadas pra diversos países.
A dramaturgia, que estava ausente da televisão há muitos anos, retornou com a criação de um núcleo – sob a coordenação de Analy Alvarez – que trouxe de volta o teleteatro. Mais ainda: sob a supervisão de Antunes Filho, 18 dos mais premiados diretores teatrais de São Paulo foram convidados a experimentar novas linguagens na TV.
A música popular brasileira teve inúmeros programas, além de um grande festival que movimentou mais de 5.000 compositores em todo o país. Da mesma forma a música clássica, que teve os concertos da OSESP na Sala São Paulo retransmitidos dentro do maior padrão de qualidade. O jornalismo ganhou nova dimensão e levou a TV Cultura a ganhar o prêmio de emissora de maior credibilidade do país.
Em três anos, a programação da TV Cultura deu a mais consistente guinada de suas quase quatro décadas de existência. Essa fantástica mexida levou a TV Cultura a criar ou co-produzir 60 novos programas entre 2004 e 2007. Como reflexo dessas mudanças a audiência subiu e a TV Cultura, em situação inédita desde o advento das TVs por assinatura, passou a ser a 4ª colocada em audiência em São Paulo.