PINACOTECA

MARCOS-MENDONCA-SQUARE PINACOTECA

Marcos Mendonça

Secretário da Cultura do Estado de São Paulo - 1995 a 2002

A reforma da Pinacoteca transformou o centenário, degradado e desconhecido prédio no museu que hoje é referência nesta cidade. Em 1995 ao realizar a exposição das obras de Rodin naquele espaço, Marcos Mendonça o colocou em evidência e viabilizou condições para fazer a ampla reforma que o transformou em um dos cartões postais de São Paulo. Com isso pôde dar início ao projeto de recuperação da região da Luz.

Quando Marcos Mendonça assumiu a Secretaria da Cultura, a Pinacoteca do Estado vinha sendo dirigida, com muita competência, pelo grande artista plástico e museólogo Emanoel Araújo. Foi grande sua satisfação de poder mantê-lo à frente daquela instituição e também de poder implementar o seu sonho de realizar uma ampla reforma daquele espaço, inclusive com a incorporação do Jardim da Luz à área do museu. Para a elaboração do projeto chamou o arquiteto Paulo Mendes da Rocha que, muitíssimo bem sucedido, teve esse trabalho merecidamente premiado. Terminada a reforma, passou a buscar de todas as maneiras a incorporação do Jardim da Luz ao museu para lá fazer um jardim de esculturas. Naquele momento teve a sorte de poder contar com o entusiasmo de Ricardo Ohtake, então Secretário Municipal do Verde e Meio Ambiente, que tornou possível essa parceria com a Prefeitura. Ao colocar o Jardim da Luz em condições de receber obras de arte, possibilitou a exposição permanente de esculturas de grandes artistas brasileiros. Não só o espaço físico foi transformado, mas graças a uma gestão séria, competente e uma política de recebimento de doações e de aquisição de obras, o acervo da Pinacoteca foi enormemente enriquecido e o museu se transformou em um dos espaços mais visitados e queridos da cidade de São Paulo. Vale citarmos que o grande marco inicial dessa transformação foi a exposição das obras de Rodin, em 1995, com milhares e milhares de visitantes. A partir daí a Pinacoteca passou a programar uma série de exposições do mais alto nível. Virou referência, mais um cartão postal de São Paulo e mais um motivo de orgulho para Marcos Mendonça.